Mostrando postagens com marcador Escolas - Letras. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Escolas - Letras. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 22 de junho de 2015

OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - GÊNERO CONTO

A Oficina do Gênero Conto ocorreu em duas turmas do 6º ano na Escola Municipal Professora Ilsa Borges Vieira, em Gurupi – Tocantins. Elas foram ministradas pelas as bolsistas do Subprojeto de Letras – Português Ellen Karoline e Schaony Sindy na turma do 6º ano “61.02” e Ivanilza e Jackilene na turma do 6º ano “61.03”. Nas duas turmas, a oficina foi ministrada em três partes, visando objetivos diferentes.

A primeira Oficina do Gênero Conto desenvolveu-se na seguinte sequência: apresentação da proposta de trabalho, leitura do conto “Histórias para o Rei” de Carlos Drummond de Andrade, leitura coletiva, interpretação, atividades e produção textual do gênero de forma diferente onde os alunos produziram o texto em quatro partes separadas de acordo com as partes que compõem o texto narrativo: introdução, desenvolvimento, clímax e desfecho.



Na segunda oficina, no primeiro momento houve exposição oral para uma breve revisão sobre o conteúdo do gênero conto. No segundo momento fez-se a leitura do conto “A Princesa e o Sapo” de Jacob Grimm e Wilhelm Grimm e em seguida a interpretação e análise oral do texto. No terceiro momento, visando o trabalho lúdico, foi utilizado o material didático com jogos sobre progressão textual e quebra-cabeças.






Na terceira Oficina do Gênero Conto na aula de Língua Portuguesa, primeiramente ocorreu a leitura do conto “O Outro Príncipe Sapo” de Jon Scieszka e Lane Smith, em seguida a interpretação e análise oral do texto e atividades de progressão textual com a proposta de completar o texto com as partes que faltavam. No terceiro e último momento foi feita a produção final de um texto do gênero conto.







sexta-feira, 19 de junho de 2015

Oficina de Língua Inglesa – Bingo

A oficina foi ministrada no dia 19 de junho de 2015 na turma 8° A (81.01) na Escola Municipal Professora Ilsa Borges Vieira em Gurupi – Tocantins.

No primeiro momento, ocorreu a revisão do conteúdo que os alunos já haviam estudado anteriormente (países, nacionalidades, meses e esportes).

Para a dinâmica, os alunos foram divididos em duas equipes. Em uma cruzadinha cada equipe deveria encontrar e circular uma palavra da cruzadinha que estava sendo projetada no quadro.

Em seguida, ocorreu um bingo onde os bolsistas cantavam as palavras em português e os procuravam na cartela em inglês. Venceu a equipe que completou a cartela primeiramente. 






Os vencedores da cruzadinha ganharam prêmios simbólicos. 

Oficina de Língua Inglesa – Jogo de Tabuleiro.

A oficina foi ministrada no dia 19 de junho de 2015 na turma 8° A (81.01) em uma escola da cidade de Gurupi - Tocantins. 

No primeiro momento, houve uma breve retomada do conteúdo de gramática (simple present e past continuous) já ministrado em uma aula anterior. Em seguida, foi proposto o jogo tabuleiro aos alunos. Foram divididos dois grupos de 7 pessoas cada com 3 representantes (grupo verde e grupo azul). Logo em seguida as regras do jogo foram explicadas. Veja a seguir:

1 – Para jogar o dado e dar inicio a trilha os alunos deveriam responder as perguntas recortadas (relacionadas ao conteúdo de gramática) e colocadas em uma pequena bolsa.
2 – Só iria jogar (avançar no tabuleiro) se a pergunta fosse respondida corretamente.
3 – Ganharia o jogo quem chegasse primeiro ao fim da trilha. 





A oficina foi concluída com êxito, pois os alunos tiveram um ótimo desemprenho nas respostas e na sua interação com os colegas de equipe. O grupo azul venceu.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Oficina "História em Quadrinhos"

          Nos meses de março e abril de 2013, nós, bolsistas, Ellen e Schaony, ministramos a Oficina "História em Quadrinhos", na Escola Municipal Gilberto Rezende Rocha Filho, nas turmas dos 6º anos “A”, “B” e “C”. Com intuito de realizar uma aula atrativa e participativa, utilizamos o recurso tecnológico Data Show para a exposição do conteúdo e o relacionamos com os momentos da narrativa e produção de frases, por meio de uma prática pedagógica diferenciada visando a aprimorar os alunos na interpretação textual.



Dando continuidade na Oficina "História em Quadrinhos", por meio de cartazes com desenhos lúdicos, apresentamos aos alunos os tipos de balões e onomatopeias que podem ser utilizados na História em Quadrinhos. Em seguida, os alunos formaram duplas e foram folhas para a produção de História em Quadrinhos. As produções foram feitas baseadas no tema “Reaproveitar para transformar o meio ambiente”, devido a escola estar trabalhando com essa temática e achamos importante fazer essa ligação com a atividade em desenvolvimento.


As produções foram feitas baseadas no tema “Reaproveitar para transformar o meio ambiente”, pois a escola estava trabalhando com essa temática e achamos importante fazer essa ligação com a atividade que estava sendo desenvolvida.


Para finalizar a Oficina "História em Quadrinhos", fizemos aplicação dos jogos didáticos (Jogo da memória e Progressão) sobre o gênero História em Quadrinhos. Utilizamos os jogos como prática pedagógica para frisar o conteúdo estudado, com intuito de que os alunos aprendessem e se divertissem ao mesmo tempo.



sábado, 11 de maio de 2013

Evento na Escola “Homenagem ao Dia das Mães”

No dia 11 de maio de 2013, houve programação especial na Escola Municipal Gilberto Rezende Rocha Filho para “Homenagem ao Dia das Mães”. Foram desenvolvidas atividades como mensagens às mães, apresentação do ensino fundamental menor, participação do grupo de dança Rezendinho e sorteios de brindes para as mães. Contando com a presença de algumas autoridades como: vice-prefeita Dolores, vereadora Mariles e vereador Ataíde; para atividade social esteve presente o docente da UNIRG: Joelcy e acadêmicos do curso de Fisioterapia e para finalização, um delicioso café da manhã.




segunda-feira, 4 de março de 2013

Apresentação do Pibid na Escola Municipal Gilberto Rezende Rocha Filho


No dia 04 de março de 2013, aconteceu na  Escola Municipal Gilberto Rezende Rocha Filho, a apresentação oficial do Projeto de Iniciação à docência (Pibid) e Subprojeto de Letras,  pela coordenadora Cícera Celedonio.


Na foto acima: diretora Nílvia, coordenadora Cícera Celedonio, supervisora Aurea Teles e bolsistas Ellen, Schaony, Genilva e Luciana.