segunda-feira, 22 de junho de 2015

OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - GÊNERO CONTO

A Oficina do Gênero Conto ocorreu em duas turmas do 6º ano na Escola Municipal Professora Ilsa Borges Vieira, em Gurupi – Tocantins. Elas foram ministradas pelas as bolsistas do Subprojeto de Letras – Português Ellen Karoline e Schaony Sindy na turma do 6º ano “61.02” e Ivanilza e Jackilene na turma do 6º ano “61.03”. Nas duas turmas, a oficina foi ministrada em três partes, visando objetivos diferentes.

A primeira Oficina do Gênero Conto desenvolveu-se na seguinte sequência: apresentação da proposta de trabalho, leitura do conto “Histórias para o Rei” de Carlos Drummond de Andrade, leitura coletiva, interpretação, atividades e produção textual do gênero de forma diferente onde os alunos produziram o texto em quatro partes separadas de acordo com as partes que compõem o texto narrativo: introdução, desenvolvimento, clímax e desfecho.



Na segunda oficina, no primeiro momento houve exposição oral para uma breve revisão sobre o conteúdo do gênero conto. No segundo momento fez-se a leitura do conto “A Princesa e o Sapo” de Jacob Grimm e Wilhelm Grimm e em seguida a interpretação e análise oral do texto. No terceiro momento, visando o trabalho lúdico, foi utilizado o material didático com jogos sobre progressão textual e quebra-cabeças.






Na terceira Oficina do Gênero Conto na aula de Língua Portuguesa, primeiramente ocorreu a leitura do conto “O Outro Príncipe Sapo” de Jon Scieszka e Lane Smith, em seguida a interpretação e análise oral do texto e atividades de progressão textual com a proposta de completar o texto com as partes que faltavam. No terceiro e último momento foi feita a produção final de um texto do gênero conto.







Nenhum comentário:

Postar um comentário